Em 25 de Maio de 1989, acontece a primeira ocupação de terra organizada pelo MST no Estado do Ceará, na antiga fazenda Reunidas de São Joaquim, localizada nos municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem, em uma área de aproximadamente, 22.992 hectares de terra.
Amanhã dia 25 de maio de 2020, nosso Assentamento fará 31 anos de lutas e resistência. Lembrar nossa história é permanecer vinculados e fortalecidos por nossas raízes!
Nesse momento em que atravessamos um período de pandemia o lugar do campo nesse cenário e em particular a potência da agricultura camponesa vinculada a essa construção histórica da agroecologia, um lugar que pode fazer diferença nesse desenlace, senão nesse momento no processo histórico que teremos pela frente, se torna latente a emergência da construção e consolidação da nossa agroecologia. Agroecologia conectada com a base camponesa, agricultura camponesa. A agroecologia na conexão agricultura camponesa é a grande questão da atualidade, não só no campo, mas no conjunto da sociedade! Por ser diferente não apenas na produção, mas no jeito de trabalhar e produzir, porque é no jeito de produzir que acaba gerando o outro jeito de olhar a vida, de olhar as necessidades humanas, um outro jeito de viver! A força das comunidades camponesas são algo que tem lições a dar para o futuro que nós queremos construir!!
Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras, crianças e jovens que mantém nossa luta viva!!